Case Ux: Youse Caixa Seguradora
Oie!
O conteúdo abaixo faz parte de uma sugestão de produto para empresa Youse Seguros. Nele, decidi propor um novo segmento, combinando toda a cultura de disrupção de mercado já consolidada pela companhia ao longo de sua existência.
Imersão
O primeiro momento da empreitada foi reservado para me aprofundar ainda mais nos produtos disponibilizados pela Youse. Download e utilização do app, visita ao site, redes sociais e, até mesmo, a contratação de um seguro com o cartão de crédito de meu namorado (hahaha!) foram algumas das estratégias utilizadas para garantir o mínimo necessário de conhecimento do produto.
Análise de similares
Para se pensar um novo produto, o próximo passo seria fazer uma análise dos serviços disponibilizados por outras empresas. Com isso, foi possível começar a mensurar quais os nichos que ainda poderiam ser explorados no mercado de seguros.
Ok, eu admito: não sou uma grande fã de bikes. Porém, tenho amigos e diversos conhecidos que são. E vejo, diariamente, como essas pessoas de fato gostam de pedalar, seja para ir para o trabalho, para manter a saúde ou, então, por lazer mesmo. Durante a análise de similares, pude concluir que um seguro para bikes não seria uma má ideia. Todavia, por enquanto era tudo especulação…
Pesquisa Desk
A ideia abstrata começou a tomar corpo depois da documentação de uma pesquisa de dados, notícias e estatísticas. Você consegue acessar a Pesquisa Desk clicando aqui. A partir daí, começaram a surgir dados importantes sobre o perfil dos leads em potencial. E junto deles, certezas, suposições e dúvidas… Tinha início mais uma etapa do meu desafio.
Matriz CSD
O que já sabemos a respeito? Quais são as nossas hipóteses? Quais perguntas poderiam ser feitas? O fato de ter levantado mais suposições e dúvidas do que certezas eram indicativos da necessidade da próxima etapa do roteiro pré-estabelecido para o desafio técnico:
Pesquisa Quali Quanti
A partir das suposições e dúvidas levantadas durante a etapa da construção da Matriz CSD, foi possível criar um formulário com um questionário sobre o perfil do ciclista brasileiro. Após elaborar a pesquisa, utilizamos das redes sociais e do contato de lideranças de grupos de pedais para disseminar a sondagem entre praticantes das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. Ao todo, foram obtidas 106 participações, dos dias 12 a 14 de abril. O resultado está disponível em formato CSV. você pode conferir clicando aqui.
Habemus personas!
As respostas gentilmente preenchidas pelos ciclistas deixou nítido que existem não uma, mas duas personas para o produto: uma do interior e outra das capitais deste brasilzão de Meu Deus:
Não somos Charles Xavier, mas é hora de entrarmos na mente do nosso público-alvo, através dos mapas de empatia. Vamos saber o que ele pensa e diz e, assim, desenhar o nosso cliente ideal?
Mapa de empatia do Miguel
Mapa de empatia do Pedro Henrique
Jornada do usuário
A pesquisa me serviu de ferramenta para construir a jornada do usuário, onde pude entender as interações do usuário e como é possível melhorá-las. Veja:
Durante a execução do projeto, ficou muito claro para mim que não era preciso reinventar a roda. Por isso, através do material design disponibilizado pela empresa, foi possível construir este novo produto, inserindo-o no fluxo e cultura já existentes no aplicativo Youse.
Opa, cadê o teste de usabilidade?
Em época de coronavírus não podemos dar sorte ao azar, não é mesmo? Por isso, o teste de usabilidade foi realizado pelo aplicativo do Adobe XD. Para isso, cada um dos três participantes instalou o app em seu smartphone, com sistema operacional Android. Para apresentação do roteiro, foi utilizado a ferramenta de vídeo conferência Whereby.
Tá, e como funcionou essa parafernalha?
Foi utilizado um roteiro semi-estruturado com as seguintes tarefas:
- Realizar a contratação do seguro para bicicleta. Como o protótipo funcional já disponibiliza os dados, foi acordado a não necessidade de preenchimento das informações cadastrais
- Visualizar as informações da “minha bicicleta”;
- Entender qual a cobertura do seguro em relação ao serviço “Acidente e queda”.
Resultados do teste de usabilidade
Primeiro: antes de tudo, não foi nada fácil aplicar o teste, pois, o aplicativo do Adobe XD necessita de três toques na tela do celular para iniciar/finalizar; e ao deslizar a tela para esquerda ou direita, o usuário perde a experiência do fluxo/projeto. Porém, contudo, todavia… foram encontrados alguns pontos de melhoria para o sistema.
Tarefa 1: contratação do seguro
- No fluxo da cotação do seguro, o usuário sentiu um grande de volume de informação no cadastro de dados. “Seria interessante ‘quebrar’ as informações em telas diferentes”;
- Ausência de um resumo de informações no ato da compra.
Tarefa 2: informações de dados referente a bicicleta
- A tarefa obteve êxito, pois, a informação é encontrada no card “Minha bicicleta”, sessão “Meus seguros”
Tarefa 3: entendimento da cobertura do serviço “Acidente e queda”
- Tarefa executada com sucesso. Contudo, os usuários sentirem a necessidade de conhece o fluxo de “Usar assistência”.
Conclusão do teste
Para a primeira versão do aplicativo, os usuários conseguem executar as funções. Porém, é necessário corrigir as melhorias solicitadas.
- Empresa: Youse Caixa Seguradora
- Metodologias aplicadadas: Imersão, pesquisa desk, matriz CSD, pesquisa quali-quantitativa, personas, mapa de empatia, jornada do usuário, prototipação e validação
- Ano: 2020