Case Ux: Half
Objetivo do projeto
Aplicativo para a gestão financeira de casais
Cenário (pesquisa desk)
45% dos brasileiros admitem não fazer um controle efetivo do próprio orçamento
48% das pessoas que vivem com companheiro já brigaram por causa de dinheiro
1% da desavenças ocasionada pelas finanças é a principal causa de divórcio
(Fonte: SPC Brasil e CNDL, 2018.)
Matriz CSD – validação de hipóteses
Antes de iniciar o projeto foi criada a Matriz CSD, uma maneira rápida de reunir a maior quantidade possível de informação a respeito do contexto do desafio, o que já foi feito, o que está sendo realizado e os planos para o futuro da organização.
A matriz foi uma das bases para as entrevistas com usuários.
Desafio
Criar um aplicativo para casais que os auxilie na gestão financeira conjunta
Metodologia
Para este projeto foi aplicado a metodologia Lean Ux que preza pela rapidez, com menos ênfase nos entregáveis e mais foco na experiência que está sendo projetada.
Pesquisa
Para identificar os perfis dos usuários deste aplicativo foi conduzida a entrevista através de questionário semi estruturado em um determinado coworking.
A metodologia aplicada para as entrevistas foi qualitativa.
Recrutamento dos entrevistados
Foram selecionados 05 pessoas de diferente gêneros, idades e status de relacionamento.
Perfis dos entrevistados
Gênero: 02 homens e 03 mulheres
Idade: 20 a 50 anos
Estado civil: 04 namorando e 01 união estável
Filhos: 04 sem filhos e 1 casal com 2 filhas
Principais dificuldades relatadas:
- Um companheiro tem menos noção da gestão financeira e acaba gastando mais;
- Dificuldade de mostrar de forma clara a situação financeira;
- Dificuldade de saber quanto um está devendo para o outro;
- Uma pessoa é mais preocupada com as finanças do que a outra;
Personas
Requisitos do projeto (lista de atividades)
Após a entrevista com usuários surgiu a seguinte lista de atividades.
Arquitetura da informação
A próxima fase do projeto foi decidir como organizar as partes do aplicativo de forma que este seja compreensível para o usuário.
Wireframes
Roteiro de teste de usabilidade
Para o projeto ganhar agilidade, o aplicativo foi testado pela primeira vez em baixa prototipação, para que o usuário tivesse o foco no fluxo e não sofresse com alguma distração com cores e imagens.
O roteiro do teste de usabilidade encontra-se disponibilizado neste link.
Resultado do teste de usabilidade
Pontos a melhorar:
- Instruir os novos usuários a cadastrar despesas e ganhos;
- Destacar o histórico
- Simplificar o fluxo de exclusão da transação
Pontos a manter:
- Fluxos de cadastros
- Informações da página inicial
Obs: refazer o teste em prototipação de alta fidelidade.
Avaliação heurística
A avaliação heurística que norteou a pesquisa foi a dos princípios de Nielsen e Molich (1990)
Tela: Página inicial
Descrição: Não existe na prototipação baixa nenhuma forma de ajuda ao usuário. Até mesmo o botão de configurações não é exibido nesta tela.
Princípio desobedecido: Help e documentação
Criticidade: Alta
Tela: Página inicial
Descrição: Não é exibido o valor do aluguel, isso quebra a consistência da interface.
Princípio desobedecido: Consistência e padrões
Criticidade: Média
- Empresa: Confidencial
- Metodologias aplicadas: Matriz CSD, Lista de atividades, Arquitetura da informação, teste com usuários, entrevista com usuário, teste de usabilidade e documentação
- Ano: 2020